Brunimento



Segundo a norma alemã DIN VDI 3220, o brunimento é caraterizado como : “usinagem com ferramenta abrasiva versátil formada por grãos combinados sob contato constante entre ferramenta e peça de forma a melhorar a dimensão, forma e superfície de peças pré-usinadas. Entre a ferramenta e a peça ocorre uma mudança de direção do movimento de translação no sentido do comprimento da peça ” (como ilustrado na foto acima).

É um processo de usinagem por abrasão de baixa velocidade e com pouca remoção de material. Comumente é feito em sequência do processo de retificação e visam um bom acabamento superficial, enquanto deixam desenhos em forma de “hachuras”, que tem como função propiciar uma melhor lubrificação, minimizando o atrito entre os componentes no interior da camisa do cilindro hidráulico, como ilustrado na figura e fotos abaixo:

   

Os sulcos são ranhuras (hachuras), que são determinadas pelos grãos das pedras abrasivas em contato com a superfície.

O processo de brunimento é utilizado principalmente para dar acabamento fino na superfície interna do tubo (camisa), após passar por outras operações de usinagem com alta remoção de material, como a retificação, as quais foram danificadas por :

 1) Ovalização,

 2) Estrangulamento,

 3) Ondulação,

 4) Abaixo da medida,

 5) Abaulado,

 6) Conicidade,

 7) Marcas de operações anteriores,

 8) Vibrado,

 9) Em arco,  

 10) Desalinhamento,

Todos estes defeitos são ilustrados na figura abaixo:

O maquinário de brunimento da JD Hidráulica é composto por um motor que transmite potência através de correias planas, com objetivo de girar uma haste acoplada a um aparelho conhecido como brunidor, sendo este, o item mais importante para o processo de brunimento. Ele contém em seu interior um eixo engrenagem que encaixa perfeitamente com um mandril, promovendo os movimentos de abertura e fechamento das réguas brunidoras, a fim de viabilizar a centralização da ferramenta no interior da camisa do cilindro. As réguas brunidoras possuem encaixes que servem para introduzi-las dentro do brunidor e nestas réguas que são fixadas as pedras abrasivas, unidas por resinas resistentes a altas temperaturas.

Apenas após a fixação do bloco (cilindro com camisa) e terminado o período de setup do equipamento é possível iniciar a usinagem, cujo brunidor rotacional e o operador efetua manualmente ou automaticamente os movimentos de subida e descida do maquinário, conforme fotos abaixo:

Para resolver qualquer problema de manutenção corretiva em cilindros hidráulicos de qualquer tipo, a JD Hidráulica conta com uma equipe experiente e qualificada, que vai atender a necessidade do cliente com rapidez e qualidade.

 
 
 
 
  
(19) 3422-8177
(19) 9-8153-4382 Dimas
(19) 9-9934-1308 Junior  
Rua Francisco Alves, 383
Vila Pacaembu
Piracicaba - SP

   
 
© Copyright - 2024
Perfil Studio