Cilindros Hidráulicos

Cilindros Hidráulicos

Basicamente, há dois tipos de cilindros hidráulicos: de ação simples e de dupla ação. A diferença está no lado de atuação da pressão hidráulica sobre o êmbolo, para que ocorra o avanço e posterior retorno deste atuador. O primeiro contém apenas uma abertura, utilizada para entrada e saída do óleo. Nesse caso, quem atua é a gravidade, possibilitando o retorno da haste desde que a operação ocorra de forma vertical ou que haja uma inclinação pré-indicada pelo fabricante.

Já no cilindro de dupla ação, há dois pórticos de entrada de óleo, cada um posicionado em um dos lados do êmbolo. A pressão pode atuar em qualquer um desses pórticos, permitindo força hidráulica em qualquer um dos lados, para que ocorra avanço e retorno de acordo com o sentido determinado.

O funcionamento desse tipo de cilindro ocorre da seguinte forma:

A bomba hidráulica envia fluido em alta pressão para o lado do cabeçote, fazendo com que o pistão seja forçado para fora. O óleo da haste é então forçado para a saída e retorna ao tanque. quando a haste retrai, a direção do fluxo é invertida. Uma válvula, localizada após a bomba hidráulica, inverte a direção do fluido, enviando-o em alta pressão para a saída ao lado da haste. Esse tipo de tecnologia é mais eficiente, porém, devido ao processo mais complexo, requer fluidos livres de contaminantes, bem como manter os ajustes do sistema hidráulico em perfeitas condições. É possível validar a integridade do sistema por meio das hastes e das vedações internas do cilindro. Normalmente, indicam sinais de avaria do conjunto e costumam ser danificadas principalmente pela exposição operacional da máquina, geralmente em locais com muita poeira. Portanto, a proteção do cilindro demanda cuidados na operação do equipamento e no controle do nível de contaminação do óleo hidráulico, que pode necessitar de diálises/filtragens periódicas.

 
 
 
  
(19) 2537-2910
(19) 9-8153-4382 Dimas
(19) 9-9934-1308 Junior  
Rua Ataulfo Alves, 300
B. Igienópolis
Piracicaba - SP

   
 
© Copyright - 2020
Perfil Studio