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Peritagem Preliminar A peritagem ou análise de problemas com os cilindros hidráulicos a serem recuperados, inicia-se já no recebimento dos mesmos em nossa expedição. Neste primeiro contato com as peças, já é possível fazer uma vistoria preliminar a olho nú antes de proceder a desmontagem. Nesta perícia inicial já se pode caracterizar os seguintes problemas nos cilindros hidráulicos: . Olhais quebrados ou trincados . Camisas trincadas ou quebradas . Hastes dobradas . Hastes Quebradas . Mangueiras rachadas . Cabeçote guia amaçado na parte externa . Pintura danificada Após esta perícia preliminar procede-se a desmontagem, mais antes os cilindros hidráulicos passam por uma lavagem para desengordurar os mesmos. Desmontagem Para continuar a perícia complementar procede-se a desmontagem dos cilindros hidráulicos da seguinte forma: . Coloca-se o cilindro hidráulico na bancada / torquímetro e procede-se a desmontagem conforme fotos abaixo: . Puxa-se o cabeçote guia do cilindro para fora do tubo e drena o fluido hidráulico remanescente do tubo (camisa). . Em seguida, puxa-se a haste para fora do cilindro hidráulico usando cordas de elevação, se necessário.
. Se necessário, remove-se o dispositivo de bloqueio entre o olhal do cilindro e a haste e usa-se uma chave de boca na região “pega-chave”. Colocase uma cinta de içamento em torno do olhal do cilindro de modo que ele seja pego ao soltar da haste. Em seguida girasse a haste usando a chave até que o olhal do cilindro solte da haste. . Aperta-se as cintas de içamento no cabeçote do cilindro e o empurrasse lentamente para fora da haste (se estiver difícil para empurrar o cabeçote do cilindro na haste, devemos girar a haste lentamente). . Remove-se as vedações e limpasse o cabeçote do cilindro com cuidado usando um agente de lubrificação (dos resíduos de cola antigos, partículas de poeira, etc.). Também limpasse a haste cuidadosamente, pois qualquer partícula de sujeira pode danificar a vedação durante a montagem. Não pode-se esquecer de limpar a rosca da haste, olhais do cilindro e a tampa de proteção.
Tendo desmontado os componentes do cilindro hidráulico, procede-se a perícia complementar para apurar quais dos componentes estão em bom estado para reutilização, e quais irão precisar de reforma, ou até da fabricação de novos componentes. Feita esta análise pode se encontrar ou não os seguintes defeitos nos componentes do cilindro hidráulico : . A camisa está em bom estado na parte externa, mais precisa de brunimento na parte interna. Verifica-se da seguinte forma, conforme fotos abaixo: Se a folga diametral entre camisa e êmbolo estiver dentro do padrão aceitável pela vedação a ser utilizada, ainda é possível fazer o brunimento. Isto é verificado fazendo a medição do diâmetro interno da camisa com o SÚBITO (comparador de diâmetro interno) e a medição do diâmetro externo do êmbolo com o MICRÔMETRO. Agora se a folga diametral entre camisa e êmbolo estiver fora do padrão aceitável pela vedação a ser utilizada, podemos resolver esse problema das seguintes maneiras: - Fabricação de uma nova camisa (a ser brunida também) - Fabricação de um novo êmbolo ( vedações devem ser substituídas) . Uma outra situação que pode ser verificada já de pronto a desmontagem, é que a camisa está trincada ou riscada ou tem pouca rugosidade, e os sulcos hachurados na forma de um X tem pouca profundidade, e não conseguem reter uma película de lubrificante para diminuir o atrito entre camisa e êmbolo, como é mostrado na foto abaixo: Nesta situação se faz necessária a operação de brunimento, ou dependendo da profundidade dos riscos e imperfeições pode ser preciso fabricar outra camisa. . O êmbolo já está amassado na hora da desmontagem, como mostrado na foto abaixo :
Nesta situação se faz necessário a fabricação de um novo êmbolo e a troca das vedações. . Haste danificada (Riscos e Desgastes) conforme foto abaixo : Quando a fissuras e marcas de desgates nas hastes isto pode danificar a vedação dos componentes internos, ocasionando vazamento e consequentemente baixa vida útil de seu equipamento. Caso isso ocorra, o cilindro deverá ser desmontado e a haste deverá ter a camada de cromo removida, uma nova camada de cromo deverá ser reposta e suas vedações substituídas. Para resolver qualquer problema de manutenção corretiva em cilindros hidráulicos de qualquer tipo, a JD Hidráulica conta com uma equipe experiente e qualificada, que vai atender a necessidade do cliente com rapidez e qualidade. |
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