|
|
O cilindro hidráulico, também conhecido como motor hidráulico linear, integra diferentes equipamentos, em especial, sistemas de articulação de máquinas. Nele, fica inserido o pistão, sendo que o seu movimento é determinado conforme a entrada e saída de óleo no cilindro. O óleo é o fluído hidráulico que é pressurizado (recebe pressão) por um conjunto bomba-motor elétrico. Em outros termos, o tubo fica fixado e a haste se desloca para fora e para dentro, conforme acionada pelo comando. O cilindro hidráulico é formado por diferentes partes, entre elas, está a haste, guia da haste, vedação da haste, êmbolo, vedação do êmbolo, anel raspador, flange dianteiro, conexão, cilindro, câmara da haste e câmara do êmbolo; conforme ilustração abaixo: No êmbolo, encontram-se as vedações que separam a câmara inferior da câmara exterior, no cabeçote encontram-se as vedações principais como guias e anel raspador que é utilizado para evitar a entrada de sujeira e resíduos no cilindro. A haste é presa ao embolo e ao cabeçote formando um conjunto montado posteriormente na camisa, conforme fotos abaixo: Os cuidados a serem tomados para a montagem do cilindro hidráulico devem ser respectivamente: ● Todos os componentes a serem montados são lavados utilizando jato de água de alta pressão e produtos desengraxantes. ● Secagem e perícia dos componentes antes de se iniciar a montagem. ● Limpar o interior da camisa antes de fazer a montagem, ● Proteger a superfície da haste afim de evitar riscos, ● Montar as vedações e guias com ferramentas próprias afim de evitar estragá-las (foto abaixo), e testar o cilindro em bancada para simular o seu funcionamento, e evitar retrabalho com a posterior abertura dos componentes internos, atentando-se a pressão de trabalho no teste. |
||||
|
||||
|